Discriminação, assédio moral ou sexual são atitudes cada vez mais repudiadas. Mas nós mulheres sabemos que ainda estamos longe do ideal na nossa luta por respeito e igualdade…
Como identificar o assédio?
São exemplos de assédio: convites para ir a locais ou fazer coisas sem relação com o trabalho, comentários ousados sobre a beleza e/ou características físicas, toques indesejados, perguntas embaraçosas sobre a vida pessoal, entre outros.
Respeito é bom e não é não!
Como combater?
Embora pouco conhecidos, existem caminhos claros para lidar com essa realidade e prevenir o assédio. As principais campanhas estão sendo lideradas por mulheres!
Observe que os negócios e serviços voltados exclusivamente às mulheres estão crescendo e surgindo em maior número! E muitos deles têm a finalidade de combater e evitar assédio. Nós, da TPM – Transporte para Mulheres garantimos total segurança contra assédio. São mulheres ajudando mulheres!
Mas são diversos os fatores responsáveis por criar um ambiente propício à prática do assédio e um dos principais está sendo rompido: o silêncio. As denúncias feitas por quem sofreu são um ponto crucial para combater o assédio!
Como denunciar?
Polícia: 190
Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal: 180