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Como Cuidar da Saúde Mental Durante o Isolamento

Ocupar a mente e trabalhar o corpo durante este período também são maneiras de combater essa crise. Afinal, precisamos estar bem para conseguir passar desta fase de quarentena e começar um novo episódio!

Pensando nisso, listamos dicas para você cuidar da sua saúde mental nessa época atribulada que estamos passando e tornar este momento um pouco mais leve e tranquilo. Confira!

NÃO SE AFASTE DA FAMÍLIA E DOS AMIGOS

Utilize aplicativos como o WhatsApp ou Skype para realizar vídeochamadas e deixe de lado a solidão! O momento é de união, então, amigos e familiares precisam de você assim como você precisa deles… Mantenha o contato com os outros de forma virtual, mas sempre considerando as suas necessidades.

SAIBA DIZER NÃO!

Quantas vezes nos sentimos na obrigação de fazer algo simplesmente por não sabermos dizer “não”? Muitas vezes, temos a sensação de que precisamos estar o tempo todo fazendo algo ou somos tomados pelo medo de decepcionar as pessoas. E isso não é saudável se vai contra a nossa própria vontade! Saiba reconhecer os seus limites e saiba dizer “não”!

DESCONECTE: DÊ UM TEMPO DAS REDES SOCIAIS E DAS NOTÍCIAS

As redes sociais e a internet são a porta de entrada para ficarmos atualizados, tem esse efeito de passatempo, mas o excesso de informação pode fazer mal! A palavra de ordem é autocontrole: define como será a sua relação com essas plataformas. Por isso, uma dica é estabelecer horários para o acesso.

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO E SE MOVIMENTE!

Uma alimentação ruim pode afetar o sistema imunológico, algo que não queremos que aconteça, principalmente agora! Portanto, compre alimentos essenciais, como frutas, grãos, legumes e vegetais, e lembre-se de higienizá-los muito bem.

Além do cuidado com a alimentação, a prática de exercícios físicos também é aliada do nosso sistema imunológico. As vantagens de praticar atividades físicas com regularidade vão muito além da estética! Quando você se exercita, o seu corpo libera a famosa endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Por isso, procure reservar, pelo menos, 30 minutos do seu tempo para exercitar o corpo, todo dia.

BUSQUE AUTOCONHECIMENTO E FAÇA ATIVIDADES PRAZEROSAS

Explorar as suas emoções e tentar se conectar ao máximo com os próprios pensamentos pode fazer toda a diferença na forma com que você leva a vida. Mais do que um autocuidado, o autoconhecimento é extremamente bem-vindo para a rotina de qualquer pessoa.

Não importa qual seja a atividade escolhida, coloque em prática aquilo que causa satisfação ou que você sempre quis fazer, mas nunca teve tempo!

DURMA SEM PESO NA CONSCIÊNCIA

O sono tem um poder incrível de recarregar as nossas energias e também fortalece nosso sistema imunológico, por isso, não deve ser colocado de lado. Relaxe, o mundo não vai acabar se você se desligar por algumas horinhas. Você merece!

NÃO SE COBRE TANTO!

O termo AUTOCUIDADO vem sendo bastante utilizado para descrever uma rotina dedicada ao cuidado com a saúde física e mental, olhando para o interior sempre que possível e, sobretudo, priorizando o que te faz bem. Mas, afinal, como colocar o conceito em prática?

A resposta vai depender de cada pessoa, é claro, mas o mais importante é conseguir se colocar em primeiro lugar e aprender a respeitar seus próprios limites! Será que você não anda se cobrando demais para dar conta de tudo?

Tudo bem se você não estiver conseguindo estar sempre ativa e produtiva neste momento. Sabemos que é um período difícil e ter que lidar com estresse, ansiedade e as dúvidas que carregamos pode ser paralisante, então, tire um tempo para você conseguir se adaptar a essa nova realidade!

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