fbpx

Como usar o celular no carro sem tomar multa

Passamos longos períodos dentro do carro e acabamos utilizando bastante o celular dentro dele também, seja para o GPS ou para nos comunicar por mensagens e ligações. Mas você sabe o que exatamente pode render uma multa?

Pode usar o celular dirigindo?

Utilizar o celular ao volante é uma prática proibida desde 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro e é considerada infração gravíssima. E não é mesmo recomendável, pois podemos desviar a atenção do transito e, em questão de segundos, perder o controle da direção e provocar um acidente.

Usar o celular indiretamente, por meio dos fones de ouvido, também é infração de trânsito, sendo considerada média.

Como usar GPS no carro?

O uso do GPS não é proibido, mas querer uma atenção especial pois deve seguir algumas regras, caso contrário, pode acabar acarretando multa também. Para não ter problemas, o GPS deve ser colocado em um suporte e manuseado apenas quando o carro não estiver em movimento.

Vale lembrar que mesmo com o veículo parado no semáforo é proibido, então, sempre estacione o veículo antes de mexer no celular!

Como usar o viva-voz no carro?

Usar o celular conectado a alto-falantes via bluetooth é permitido, já que não há, no CTB, nenhum impedimento com relação à ligação no modo viva-voz.

Agora que você já sabe a forma correta de utilizar o GPS e pensando em todas as consequências negativas que podem ser evitadas, que tal deixar para fazer ligações e mandar mensagens com o carro parado? Mesmo que você não ache tão perigoso se distrair por tão pouco tempo, faça a sua parte para tornar o trânsito mais seguro para todos!

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá,
Como Podemos Ajudar?