fbpx

Habilidades que Evidenciam a Importância da Mulher no Mercado de Trabalho

A diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho não está relacionada somente ao salário ou às oportunidades de promoção; é preciso reconhecer que as mulheres possuem habilidades únicas que podem contribuir muito no mercado de trabalho.

Vamos descrever as principais características que tornam única a performance das mulheres:

 

  1. Gerenciamento de relacionamentos interpessoais

 

Basta analisar a história e o desenvolvimento da humanidade para perceber que as mulheres precisaram criar e impor sua liderança por competências ligadas aos relacionamentos, enquanto os homens aprenderam a se impor pela força. São as chamadas “soft skills” que, por se tratar de habilidades comportamentais, são subjetivas e difíceis de avaliar. Resumindo, podemos falar em habilidades com pessoas.

 

  1. São multitarefas e multifacetadas

 

Pela gestão do lar e do ambiente familiar, as mulheres desenvolveram naturalmente a capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Pensando em resultados, podemos concluir que o mercado não é mais dominado por especialistas profundos em algum assunto ou generalistas que conhecem um pouco de tudo, mas por um ”meio termo” entre estes dois perfis. As organizações procuram pessoas com uma visão geral e que demonstrem habilidade em atividades que requerem o desenvolvimento paralelo de outros processos, o que as mulheres conseguem fazer com maestria.

 

  1. Atenção à estética e à aparência

 

Sabemos que a apresentação e cuidado pessoal são importantes e não somente questão de vaidade. Transferindo isso para o mundo corporativo, as mulheres são capazes de compreender exatamente a importância da construção da imagem de uma organização, de seus serviços e produtos.

 

  1. Possuem grande sensibilidade

 

Este é um fator importante e que faz a diferença desde sempre. Levando isso para o mercado de trabalho, é só observar como as mulheres são muito mais atentas a detalhes. No mercado de trabalho, isso se reflete na organização, em geral, e em aspectos como ergonomia, conforto e bem-estar.

 

  1. Resiliência e Perseverança

 

É notável a grande capacidade que as mulheres têm de superar adversidades, se mantendo firmes em seus propósitos, e de elaborar caminhos estratégicos para conseguir seus objetivos, mantendo otimismo e firmeza, além de conseguir reverter aspectos negativos para situações positivas.

 

Aqui, apresentamos algumas características que tornam única a performance das mulheres, mas há outras tantas habilidades e capacidades que constituem verdadeiros diferenciais e devem ser valorizados.

Cabe a todos estarmos juntos às mulheres nesta luta diária, para que assim possamos conquistar o espaço merecido, não só no mercado de trabalho, mas em qualquer lugar que desejarmos atuar e ter destaque.

Mulheres auxiliando mulheres: esta é a base da TPM! Somos uma comunidade de mulheres que acreditam!

 

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá,
Como Podemos Ajudar?