fbpx

Mobilidade: Um Papel de Todos

Pensar sobre as condições de mobilidade urbana é muito importante para aumentar a qualidade de vida nas cidades, pois as pessoas estão constantemente se locomovendo: para o trabalho, para fazer compras, para aproveitar atividades de lazer etc. e, depois, de volta ao seu lar.

O que é mobilidade

Mobilidade, de forma simples, significa “facilidade para se locomover”. Sem condições de mobilidade urbana, a experiência de viver na cidade é pior.

Seja a pé, de bicicleta, de carro, de ônibus ou qualquer outro meio de transporte, esse deslocamento pode ser prazeroso ou estressante…

O problema

Um trajeto longo e sem conforto causa estresse, impacta na saúde das pessoas, o que termina por diminuir sua capacidade de trabalho e a qualidade de vida. Se considerarmos que passamos 16 horas por dia acordados e 2 delas gastamos para deslocamento de ida e volta ao trabalho, por exemplo, é muito tempo que não está sendo utilizado de forma qualitativa!

A questão é que cada vez mais as cidades estão perdendo a capacidade de permitir que as pessoas se locomovam com qualidade.

As soluções

Por este motivo, o tema da mobilidade precisa ser repensado. A primeira coisa a se ter em mente quando falamos sobre esse assunto é que quanto mais alternativas de locomoção, melhor será a mobilidade. E tudo isso, consequentemente, tem impacto na cidade, no bem-estar e na produtividade das pessoas.

E as soluções vão muito além do trânsito: envolvem planejamento urbano, transporte coletivo e individual, políticas públicas de saúde, tecnologia e muita criatividade! As propostas devem garantir acessibilidade, segurança, eficiência, qualidade de vida, e dinamismo econômico, além inclusão social e preservação do meio ambiente.

Faça a sua parte!

Contribuir para aprimorar a mobilidade urbana é uma tarefa de todos: se cultivarmos algumas práticas individuais e coletivas, conseguiremos melhorar muito a locomoção nas cidades.

Atenção às nossas dicas para que você consiga fazer a sua parte nessa tarefa e, ao mesmo tempo, realize seus percursos de forma mais fácil e prática!

1. Quando for possível, deixe seu carro em casa e utilize outro meio de transporte;

2. Utilize o serviço da TPM- Transporte para Mulheres para aproveitar o tempo do deslocamento com qualidade, conforto e segurança!

3. Ofereça e aproveite caronas.

 

Conte com a TPM para realizar seus percursos de forma mais fácil e prática, com todo conforto e segurança!

 

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá,
Como Podemos Ajudar?