fbpx

O QUE CAUSA O CÂNCER E COMO PREVENIR

Segundo o Inca – Instituto Nacional do Câncer, o câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (hormônio, genéticas …)

Entre 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, ou seja, água, terra, ar, indústrias químicas, estilo e hábitos de vida, ou seja, as mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.

Falando especificamente sobre o câncer de mama ou neoplasia maligna, que é o tipo de câncer que frequentemente atinge as mulheres, quais seriam os melhores meios de prevenção? Segue as dicas da D.ra Luciana Zapata, ancologista da BP – Beneficiência Portuguesa de São Paulo.

1 – Mamografia é a ferramenta mais efetiva para a detecção precoce

2 – Exame do toque é aquele que você mesma se toca verificando se há nódulos nos seios, geralmente ao tocá-lo será acompanhado de dor.

3 – Exame visual, ou seja, alterações do mamilo como inversão ou secreção mamilar sanguinolenta, alterações na pele como ulceração, vermelhidão, calor no local e mama com aspecto de casca de laranja.

O câncer de mama não é uma doença inevitável. As mulheres têm mais controle sobre a doença do que pensam. Tudo o que fazemos desde o momento em que acordamos, do que comemos e bebemos, exercitamos ou não, é um fator que pode ligar ou desligar os interruptores genéticos em nosso corpo, inclusive aqueles que podem levar ao câncer. Os estudos já provaram que o risco para muitos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, pode ser reduzido ao viver um estilo de vida saudável.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá,
Como Podemos Ajudar?