fbpx

O que é sororidade?

A busca por essa palavra cresceu bastante nos últimos tempos, mas ela ainda é uma grande incógnita para a maioria das pessoas. O nome pode parecer complicado, mas o conceito é bem simples.

A palavra vem do latim SOROR, que significa IRMÃ. Sororidade pode ser comparada ao sentido de irmandade, um sentimento de união entre mulheres. Na prática, significa muito mais!

Sororidade é sobre empatia, respeito, solidariedade e companheirismo entre as mulheres. É a ideia de que juntas somos mais fortes, de que precisamos uma das outras para alcançarmos nossos objetivos comuns.

É saber ouvir, dar voz, se colocar no lugar da outra. É estabelecer uma rede de apoio entre as mulheres e fazer com que sejamos agentes de transformação na vida umas das outras. É exercitar um olhar mais humano e menos crítico para toda e qualquer mulher, sejam elas nossas amigas ou não.

Por que precisamos praticar a sororidade

É difícil conseguir uma mudança sendo só uma! Temos pouca voz sozinhas.

Como praticar a sororidade

  • Sem julgamentos!

Aprenda a lidar com as diferenças e entenda que nem todas as mulheres pensam ou agem como você. E nem por isso merecem críticas! E isso se aplica ao corpo, às roupas, ao comportamento, aos relacionamentos, à carreira… Basicamente, tenha empatia, coloque-se no lugar da outra mulher e a respeite. Respeitar sem julgar é uma característica importante da sororidade.

  • Reflita sobre seu pensamento e comportamento

Quando for criticar uma mulher, analise se pensaria da mesma forma caso fosse um homem. Muitas vezes não é consciente, mas carregamos ideias preconcebidas que de que as mulheres são incapazes ou proibidas de determinadas coisas só pelo fato de serem mulheres. Vamos mudar isso!

  • Compre e use serviços de mulheres

Quando uma mulher compra, divulga e incentiva o trabalho de outra mulher, isso a ajuda a crescer e gera novas oportunidades. É uma forma de nos fortalecer diante de um mercado de trabalho que ainda é muito desigual. Indicar mulheres para vagas de empregos também pode ser uma prática de sororidade!

  • Ofereça ajuda a uma mulher que precisa de apoio

Seja com uma simples conversa ou ao perceber uma situação de risco, não hesite em ajudar e prestar apoio e faça com que esta mulher não se sinta sozinha. A dica é não escolha quem você vai ajudar e não ignore uma mulher precisa da sua ajuda! Mulheres apoiando mulheres! Um dos nossos lemas…

  • Pare de enxergar rivalidade

Começar a observar outras mulheres, principalmente as que consideramos diferentes, e tentar mudar a ideia de que as mulheres são concorrentes ou inimigas. A impressão de rivalidade precisa ser transformada em um sentimento de amizade e respeito e pode ser um grande benefício a todas nós!

  • Empodere outras mulheres

Existem diversas formas de empoderar outras mulheres e seguir estas dicas já é uma maneira de fazer isso!

 

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá,
Como Podemos Ajudar?