fbpx

O Uso de Máscara de Proteção Passa a Ser Obrigatório: Saiba como Usar e os Cuidados Necessários

Na cidade de SP, o uso de máscara de proteção será obrigatório em CARROS DE APLICATIVOS, táxis, ônibus e metrô a partir de 04/05.

É obrigatório somente nos meios de transporte coletivo. Motorista que estiver no próprio carro, sozinho ou acompanhado de familiares, não precisa usar a máscara, nem em motocicleta.

O uso de máscara é essencial para garantir a segurança e a saúde da motorista e da passageira a fim de impedir a propagação do Coronavírus. A medida deve ser respeitada sob penalidade de multa.

Desde o início da pandemia provocada pelo COVID-19, uma corrida mundial em busca das máscaras de proteção fez com que elas sumissem das prateleiras. Por isso, as máscaras de tecido caseiras passaram a ser uma alternativa simples e prática, que não exige muita complexidade na sua confecção e pode ser uma grande aliada para impedir o avanço da doença.

Para ser eficiente como barreira física, o uso da máscara caseira ou de TNT precisa seguir algumas especificações. Confira!

 

1.      QUANDO USAR

A motorista deve usar máscara sempre que estiver com passageira. Tenha sempre máscaras de reserva e leve uma sacola para guardar máscaras sujas, quando for necessário trocar. Lembre-se: Não compartilhe máscaras, porque o uso é individual!

2.      COMO COLOCAR E RETIRAR

Para garantir que a máscara não seja contaminada antes de colocar, é preciso estar com as mãos higienizadas, lavadas com água e sabão ou com álcool em gel 70%.

Ao colocar a máscara, certifique-se de que ela cubra bem tanto o nariz quanto a boca e esteja posicionada diretamente nessa região. A máscara deve ser manuseada sempre pelo elástico e nunca pelo tecido, tanto na hora de colocar quanto ao retirar.

Além disso, preste atenção para que a parte da frente da máscara não vire ao contrário e encoste no rosto.

3.      COMO MANUSEAR

Quando estiver com a máscara, não mexa nela ou tire da frente da boca para falar, bem como não coce o nariz e a boca. Não se deve tocar diretamente no tecido e, caso faça isso, troque a máscara.

A forma incorreta de manuseá-la pode torná-la um vetor de transmissão ao invés de proteção. Lavar as mãos com frequência e não as levar ao rosto é fundamental para que a máscara funcione.

4.      QUANDO TROCAR

Após 2 horas de uso é necessário trocar a máscara. Vale também quando ela ficar úmida devido à tosse, espirro, fala ou mesmo respiração.

Retire a máscara tomando os cuidados necessários (explicados no item anterior), armazene na sacola bem fechada e coloque outra. Só retire a máscara usada da sacola quando for lavá-la.

5.      COMO HIGIENIZAR

É possível e efetivo higienizar o tecido e os elásticos usados nas máscaras com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. Depois de lavadas e bem secas, elas ficam prontas para um novo uso! Se puderem secar ao sol, melhor ainda.

 

LEMBRE-SE: Além do uso obrigatório das máscaras de proteção, para evitar o contágio pelo novo coronavírus, é essencial continuar lavando as mãos com frequência ou higienizando-as com álcool em gel 70%, evitando tocar no rosto e mantendo distância recomendada de outras pessoas.

 

A TPM continua tomando todas as medidas necessárias para garantir a saúde das motoristas e das passageiras diante desse momento de responsabilidade coletiva! ​

Se precisar sair, vá de TPM!

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá,
Como Podemos Ajudar?